Não é hora de renda fixa

Não é hora de renda fixa

Com as sucessivas altas da taxa selic, muitas pessoas me perguntam se é agora hora da renda fixa. E não, não é hora da renda fixa e eu digo o porquê.

Por que não é hora de renda fixa?

Quando os juros sobem, o movimento natural de muitas pessoas é sair da renda variável e ir para a renda fixa. A lógica é: a renda fixa agora está pagando mais, não vou ficar tomando risco à toa na renda variável.

Parece coerente, certo? Só que há uma falha no raciocínio.

Com muitas pessoas saindo da renda variável, pode haver uma maior desvalorização. Afinal, muitos estão saindo da Bolsa e indo para investimentos mais seguros. E o que acontece? Ações ou FIIs ficam desvalorizados, com cotações mais baixas.

Justamente quando o investidor poderia estar adquirindo mais FIIs e ações de boas empresas, o que ele está fazendo?

Resposta: deixando de comprar!

Uma carteira de investimentos inteligente possui uma divisão diversificada, de acordo com os objetivos do investidor. Um bom modo de manter a sua carteira balanceada é comprar aquilo que está mais longe dos seus objetivos.

Assim, vamos supor que você determina que vai ter 30% em FIIs, 30% em ações e 40% em renda fixa. Com as variações de mercado, a sua carteira acaba ficando com 40% em FIIs, 30% em ações e 30% em renda fixa. No que você investirá no seu próximo aporte? Exato, na renda fixa.

Desse modo você não precisa ficar vendendo ativos para rebalancear a sua carteira, já que você rebalanceia seu portfólio conforme você vai investindo.

Sugestão de leitura: A importância da diversificação

Pois bem, se os juros da renda fixa aumentam e há um fluxo de investidores migrando para ela, você pode enxergar os seus ativos de renda variável se desvalorizarem. E isso não significa que eles perderam os fundamentos, pois temos apenas um efeito natural do ciclo de juros.

Entretanto, quando você deixa de investir na renda variável nesses momentos e corre para a renda fixa, você acaba apenas seguindo o bom e velho efeito manada, que vai ditar que agora é hora de renda fixa, pois os juros estão altos e ela está pagando mais.

Cuidado com o efeito manada

Se você se guiar por essa lógica, é bem capaz de ficar um longo período sem investir em renda variável. Daí quando a curva de juros inverter, a Bolsa passa a ser atrativa novamente e sobe. E você recomeça a investir na Bolsa, muito possivelmente na alta.

Depois os juros invertem e você sai da Bolsa…

Percebe? O efeito manada vai fazer você comprar na alta e vender na baixa, com prejuízos.

Olhe para os seus objetivos

É por isso que você deve cogitar ignorar o “é hora disso” ou “é hora daquilo”, especialmente se você investe para o longo prazo.

Sugestão de leitura: O que é um holder?

Determine seus objetivos, monte uma carteira diversificada de investimentos, estude e siga seu plano. Você até pode aproveitar as taxas de juros para fazer determinados investimentos, mas evite ficar flutuando ao sabor do mercado e do efeito manada.

Afinal, comprar na alta e vender na baixa é muito mais fácil do que parece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *