Como comprar uma ação no mercado fracionário?

Como comprar ações no mercado fracionário

O investimento em ações no Brasil é super acessível: tem muita coisa de empresa boa na faixa de 10, 20 ou 30 reais, sendo que as ações normalmente não passam muito dos 100 reais. Entretanto, temos uma pequena divisão feita pela Bolsa: as compras de lotes padrão de ação e as compras no mercado fracionário.

Lote padrão

Por convenção da Bolsa, as ações são negociadas em lotes padrão. Cada lote padrão possui 100 ações. Isso significa que um lote padrão de ações do Banco do Brasil, por exemplo, possui 100 ações. Se cada ação do custar 30 reais, por exemplo, o lote de ações custa 3 mil reais (100 x 30).

Nota-se que o lote padrão torna a compra mais cara. A ação custa 30 reais, mas para comprar o lote eu preciso de 3 mil reais! Pense em uma ação que custa 50 reais: 5 mil reais para investir em um lote!

Mas não se desespere: o mercado fracionário está aí para tornar o acesso a ações bem mais democrático, como deve ser.

Mercado Fracionário

O mercado fracionário não tem lote mínimo. Nele, você pode comprar uma, duas, três, cinco ações. Desde que você adquira no mínimo uma ação, está valendo.

No fracionário, o único requisito é um mínimo de uma e o máximo de noventa e nove ações. Afinal, se você estiver comprando 100 ações já estamos falando de lote padrão.

Para ser sincero, o mercado fracionário possui um nome que não condiz muito com a realidade. Uma ação, por si só, é a menor fração da companhia, sendo ela o suficiente para dar direitos ao acionista. Uma ação não é fração, ela é inteira por si só. A Bolsa chama de fracionário, mas só é uma fração do lote padrão.

Nas Bolsas dos Estados Unidos, por exemplo, existe o mercado fracionário de fato: lá é possível adquirir valores inferiores a uma ação inteira: 0,1 de ação, metade de uma ação e assim por diante. Aí sim faz sentido falar de mercado fracionário. Entretanto, para todos os efeitos, no Brasil o fracionário corresponde a ações adquiridas em valores menores do que 100.

Diferenças entre lote padrão e fracionado

Há uma diferença de liquidez entre os dois tipos. O lote padrão possui maior volume de negociações e, portanto, uma melhor formação de preços. Assim, o preço das ações no lote padrão costuma ser mais atrativo do que no fracionário.

Mas não se preocupe: é uma diferença bem pequena.

No mais, a ação adquirida no mercado padrão e no fracionário é a mesma. Tanto que você pode ir comprando aos poucos, mas quando você juntar 100 ações de uma companhia, voilá: você possui um lote padrão, e pode vender as ações no mercado padrão, caso desejar.

Como comprar no mercado fracionário

Para comprar no mercado fracionário, é bem simples: basta colocar um F no final do ticker da ação. Assim, se você vai comprar ações ordinárias do Bradesco, por exemplo, você terá que o ticker destas ações é BBDC3. Colocando este código na sua corretora, você terá acesso ao lote padrão de ações do Bradesco.

Sugestão de leitura: O que é uma corretora?

Só que você só quer comprar uma açãozinha! Então basta digitar BBDC3F. Assim, você terá acesso às ações do Bradesco negociadas no mercado fracionário. Aqui o exemplo é de Bradesco, mas serve para qualquer ação.

Sugestão de leitura: Como desvendar o código (ticker) de uma ação?

Basta colocar F no final para ter acesso a boas empresas da Bolsa de Valores a preços democráticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *