O que é IPO?

O que é IPO?

IPO: já ouviu falar? Sabe do que se trata? Hoje vamos falar um pouquinho sobre este termo, de forma bem simples.

IPO

IPO é a sigla para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial. O termo está ligado à renda variável e se refere particularmente às ações.

Quando uma empresa diz que vai lançar suas ações na Bolsa, o termo que se lê por aí é exatamente este: “o IPO da empresa XYZ vai ocorrer no próximo mês”. Isso significa que a empresa XYZ vai lançar suas ações na bolsa no próximo mês.

Outro termo comum é dizer que a empresa vai “abrir capital na Bolsa de Valores”. Tudo a mesma coisa, ok?

Como funciona?

Quando a empresa abre seu capital, é feito uma análise de valor da empresa e é estabelecido um intervalo de preço para as ações que vão estrear na Bolsa: as ações vão ficar entre 12 e 15 reais, por exemplo. Assim, os investidores interessados podem fazer suas reservas por meio da corretora e adquirir as ações.

Desse modo, no dia marcado para o IPO, o preço será finalmente revelado, de acordo com a procura dos investidores. As ações, por sua vez, passam à posse daqueles que entraram no IPO.

Sugestão de leitura: O que são ações?

Como é uma Oferta Pública Inicial, estamos no mercado chamado de primário, onde os papeis são negociados pela primeira vez. Daí em diante, os investidores podem vender e comprar as ações em circulação no mercado secundário, que é aquele no qual operamos para comprar e vender ações normalmente.

IPO vale a pena?

Muitas pessoas gostam de ofertas iniciais, pois há todo um frenesi envolvido: estreia da empresa na Bolsa de Valores, possibilidade de bons ganhos se o IPO bombar e por aí vai.

Para o investidor de longo prazo, o IPO tem algumas complicações: você não tem histórico da empresa para analisar. Até então, o capital da empresa era fechado, de modo que você não possui muitos dados para saber se a empresa é realmente sólida ou não.

Sugestão de leitura: O que é um holder?

Assim, o IPO é um tiro no escuro: pode dar certo ou não.

Buy and hold

Para o Buy and Hold, pode ser mais interessante esperar mais em vez de entrar em uma oferta inicial. Se a empresa se provar boa com o tempo, você sempre poderá comprar as ações dela no mercado secundário.

Sugestão de leitura: O que significa buy and hold?

O frenesi com IPOs muitas vezes é só uma forma diferente de efeito manada, o qual normalmente não é um bom parâmetro de análise.

Assim, prefira ter empresas sólidas e com histórico de lucros na sua carteira de investimentos. Nada impede que você entre em um IPO, mas tenha em mente que você pode não ter dados suficientes para tomar uma decisão bacana de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *