Preço importa?

Preço importa?

Quando você investe em ações, o preço importa? O que você acha?

P/L

Preço sobre o lucro, ou simplesmente P/L. Esta é uma métrica bastante usada para avaliar se uma ação está cara ou barata.

Sugestão de leitura: O que é P/L?

Quando você ouve alguém dizer que a ação está sendo negociada a 10 vezes o lucro dela, por exemplo, estamos falando dessa métrica. Quando se diz que uma ação tem um P/L de 12, por exemplo, isso quer dizer que o preço pelo qual ela está sendo negociada é de 12 vezes o lucro dela. Pode-se inferir, também, que demoraria 12 anos para recuperar o investimento via recebimento de dividendos.

Pois bem, tudo isso é pra introduzir a questão de preço.

Muitas pessoas simplesmente não se sentem à vontade de adquirir ações negociadas com um P/L muito alto, justamente por isso indicar que estas empresas estariam caras. Outras pessoas dizem que o que importa é que a empresa tenha bons fundamentos, independente do preço.

E aí, preço importa?

Preço importa?

Como muitas coisas em investimentos, a melhor resposta é depende.

Vamos supor que você junte dinheiro durante 10 anos e chegue a uma quantia de 100 mil reais. Em seguida, você resolve aportar esse capital todo em uma única ação. O preço importaria?

Sim, muito.

Isso porque estamos tratando de um único aporte, bem como de um valor alto. Se você adquirir essa ação muito cara e ela desabar nos anos seguintes, bem, você pode ter que esperar muito tempo para que esse investimento se recupere.

Por outro lado, se você investe mensalmente em ativos diversos e tem a oportunidade de comprar as suas ações várias vezes ao longo dos anos, o preço importa? Bem menos do que no primeiro caso.

Isso porque você vai adquirir suas empresas em valores diversos ao longo do tempo, comprando ela mais cara em determinado momento, mais barato em outro e por aí vai.

Valor e periodicidade de aporte

A verdade é que o valor e a periodicidade dos aportes contam muito nessa equação.

Se você investe mensalmente, com disciplina, ao longo do tempo, o preço importa? Não muito. Você vai comprar a mesma empresa muitas e muitas vezes ao longo do tempo. A sua principal preocupação será se a empresa tem bons fundamentos, não o preço dela.

Sugestão de leitura: O que é um holder?

Por outro lado, quando você vai fazer um único e relevante aporte, faz mais sentido se preocupar com o preço, pois a eficiência daquele investimento dependerá de adquirir a empresa a um bom preço.

O problema é que não temos bola de cristal: uma empresa barata pode continuar a cair, assim como uma empresa tecnicamente cara pode continuar a subir.

Perda de bons investimentos

Quando você não adquire empresas boas porque elas estão caras, pode acabar perdendo excelentes investimentos. Se os fundamentos são bons e a empresa é sólida, com boas perspectivas, ela pode continuar se valorizando mais e mais, mesmo que esteja cara em termos de múltiplos.

Se o preço é um fator importante pra você, também não há problema. No final, são estilos de investimento, com bons argumentos de ambos os lados.

Pessoalmente, gosto de olhar para boas empresas com múltiplos atrativos e fazer aportes eventuais, mas no geral invisto todos os meses, de modo que o preço se dilua no longo prazo. Se a empresa tem bons fundamentos e chega a vez de adquirir aquele ativo, não deixo de comprar por ele estar caro. Até porque esse pequeno aporte é apenas um de vários a serem feitos no longo prazo.

Sugestão de leitura: O que significa buy and hold?

O ganho real vem de ficar muito tempo com bons investimentos. Ficar em busca do timing perfeito de investimento pode nos fazer perder juros compostos no longo prazo. Assim, foque em investir sempre, com disciplina e consistência.

No final das contas, é o mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *