LUCRO! Normalmente as empresas prestam serviços ou oferecem produtos de relevância para a sociedade em troca de dinheiro, que lá no final vai gerar o lucro da empresa.
E aqui vamos falar um pouco sobre lucro.
Lucro em análise de ações
Tanto para a empresa quanto para o acionista, é essencial que haja lucro. Uma empresa que não é lucrativa tende a morrer. E uma empresa lucrativa tende a permanecer ao longo do tempo.
Assim, fica claro que devemos buscar uma empresa com lucro.
Parece óbvio…
Mas não é. Muitas pessoas erram no básico aqui, investindo em empresas pouco lucrativas e sem bons sinais de inverter essa situação.
Há uma série de exceções, mas vamos para a regra geral: o que é mais interessante: investir em uma empresa que tem lucro ou em uma empresa que tem prejuízo?
A empresa lucrativa dá perspectivas melhores
Uma empresa que é lucrativa há anos e anos tende a permanecer lucrativa pelos próximos anos. Por isso, tende a ser uma melhor escolha do que uma empresa que dá prejuízo.
Uma empresa pode, sim, deixar de dar prejuízo e passar a ser lucrativa. Mas as melhores chances estão em investir em empresas que já são lucrativas, pois elas têm melhores chances de continuarem lucrativas ao longo do tempo.
Assim, procure dar preferência, especialmente ao começar a investir, ao investimento em empresas com lucros consistentes, ou seja, aquelas que já lucram há anos e anos. Se estes lucros forem crescentes ao longo do tempo, melhor ainda: mais um sinal de uma empresa saudável e que vem evoluindo.
A análise é um conjunto
Lembre-se sempre que a a análise de uma empresa para se tornar sócio é um conjunto de fatores: lucro, EBITDA, endividamento, qualidade da gestão e por aí vai.
Olha só para o lucro não vai ser suficiente, apesar de ser uma das principais métricas. Mas olhe sempre para o conjunto de indicadores para ter uma análise mais completa e acurada.