O que é transferência de custódia?

Como escolher o melhor título do tesouro direto?

Sabia que você pode mudar suas ações de uma corretora para outra sem custo? Isso graças à transferência de custódia, da qual falaremos agora.

Transferência de custódia

A transferência de custódia é o processo pelo qual você transfere os seus ativos de uma corretora para outra. Suponha que você tem ações, FIIs e tesouro direto na corretora A, mas você não está gostando muito da experiência com essa corretora. Daí que você conhece a corretora B, resolve testar a plataforma dela e gosta da experiência.

Pois bem, você não é obrigado a ficar amarrado na corretora A para sempre.

Basta solicitar a transferência de custódia para que todos os seus ativos da corretora A passem para a corretora B. Assim, você consegue manter todos os seus investimentos na sua corretora preferida, em vez de ficar com eles divididos entre duas ou mais corretoras.

Vantagens

A transferência de custódia é bacana, pois permite você testar e mudar de corretora conforme seja conveniente. Assim, você não fica preso em uma corretora ruim. Outra vantagem é que essa transferência é gratuita: você pode mudar quantas vezes quiser, sem pagar nada por isso.

Sugestão de leitura: O que é uma corretora?

Desvantagem

A principal desvantagem hoje é a burocracia. Para efetuar a transferência dos seus ativos, você precisa preencher um a um, com as quantidades, em um formulário específico fornecido pela corretora, imprimir, assinar, digitalizar e mandar por e-mail (esse foi o processo na corretora em que eu pedi a transferência, podendo variar de uma para outra). Depois de solicitar a transferência, ela também não é imediata: pode demorar alguns dias.

Entretanto, a B3 já anunciou que vem por aí um novo método de transferência, melhor e mais rápido, que deve chegar em breve. Vamos aguardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *