O que é um holder?

o que é um holder?

Se de um lado temos o trader, que opera em curto prazo, do outro temos o holder, que investe para longo prazo. Vamos dar uma olhadinha na figura do holder.

Holder – longo prazo

A palavra holder vem do inglês e significa aquele que é proprietário, que possui, que segura. No jargão de mercado, o holder é aquele que compra as ações para segurar, para longo prazo, diferente do trader, que compra as ações para posteriormente vendê-las e realizar lucros no curto prazo.

Sugestão de leitura: O que é um trader?

Assim, quando uma pessoa diz que investe em ações com foco no longo prazo, significa que essa pessoa segue uma linha holder: de comprar as ações e se tornar sócio da empresa, usufruindo dos benefícios que advêm daí. A mentalidade de sócio é central no investimento em ações no longo prazo.

Sugestão de leitura: Curto prazo vs longo prazo

Buy and hold

Basta pensar que, ao se tornar acionista, você se torna dono de um pedacinho da empresa, beneficiando-se do crescimento dela e da distribuição de dividendos. Esse método de investimento também é conhecido como buy and hold, traduzindo, comprar e segurar. O buy and hold é justamente a estratégia utilizada pelo holder, o investidor de longo prazo.

Sugestão de leitura: O que significa buy and hold?

Os maiores investidores do mundo, como Warren Buffet, nos Estados Unidos, e Luiz Barsi, aqui no Brasil, seguem uma filosofia mais próxima do buy and hold do que do trade.

O buy and hold é uma filosofia mais interessante de investimento para o investidor médio, o que é o meu caso e pode ser o seu também. Se no trade de curto prazo você precisa estar atento a todo e qualquer movimento do mercado para não perder dinheiro, no buy and hold as oscilações de curto prazo não importam, já que, no longo prazo, os preços das ações tendem a acompanhar os lucros da empresa.

Desse modo, busca-se empresas lucrativas para se investir e se tornar sócio. O acompanhamento é feito ao longo do tempo, nos balanços, e não de forma constante e diária, como no trade. Assim, o investimento de curto prazo exige muito do investidor: exige tempo para acompanhar, exige emocional para aguentar as oscilações diárias.

O buy and hold, embora tenha suas dificuldades também, serve melhor aos propósitos do investidor médio, que precisa dedicar a maior parte do seu tempo ao seu trabalho e a outras atividades no dia a dia. Se você não quer ou não pode acompanhar as oscilações diárias, o buy and hold pode ser a melhor estratégia para você.

Análise fundamentalista

Se o trader parte de uma análise gráfica, que olha os padrões de oscilação passados para prever o futuro, o holder utiliza uma análise chamada fundamentalista: que estuda os fundamentos da empresa. Assim, a ênfase é analisar se a empresa tem lucros, se tem uma dívida controlada, se tem uma boa gestão e por aí vai.

A análise fundamentalista busca olhar para a empresa com a mentalidade de dono. “Essa é uma boa empresa para eu me tornar sócio?” Essa é a pergunta central a ser respondida em uma análise do tipo. Você adquire as ações com a mentalidade de não vendê-las e de se tornar um dos donos daquele negócio.

Se o holder não vende, como ele ganha?

O ganho se dá basicamente de dois modos: crescimento do negócio e distribuição de lucros.

Se a empresa continua consistente, dando lucros ao longo do tempo, a tendência é que o preço das ações suba no longo prazo. Assim, o seu investimento vai crescendo junto. As ações que você comprou lá atrás a 20 reais hoje valem 40 reais, por exemplo. Essa é uma forma de ganho.

A outra é a distribuição de lucros, os famosos dividendos. As empresas distribuem uma parte dos lucros aos sócios, incluindo os acionistas minoritários. O mais interessante é reinvestir estes lucros para gerar um efeito de juros compostos.

Sugestão de leitura: O que são dividendos?

Você pode, sim, usar seu patrimônio acumulado

No futuro, os dividendos podem vir a formar uma bela renda passiva. E mais: uma vez que seu dinheiro cresce por meio das ações, nada impede de você utilizá-lo. Supondo que no futuro você quer tirar parte do dinheiro investido em ações e comprar um imóvel, nada impede. O dinheiro é seu, os investimentos são seus, você pode fazer o que quiser, inclusive usar o dinheiro das ações.

O holder segura ações para o longo prazo para colher os benefícios que vêm daí, o que não significa que ele nunca possa usar esse dinheiro. Investimos o dinheiro para que ele cresça e para que possamos utilizá-lo quando e se necessário. Se no futuro a pessoa prefere manter as ações e usufruir da renda passiva oriunda de dividendos, também é uma ótima ideia.

Sugestão de leitura: O que é Renda Passiva?

Agora, se você compra ações e as vende assim que elas sobem um pouco, aí sim você está com uma mentalidade de curto prazo. A mentalidade de holder é de longo prazo. Uma coisa é utilizar o dinheiro dos seus investimentos para qualquer fim que você julgue interessante. Outra completamente diferente é ficar comprando e vendendo ações, tentando fazer lucros de curto prazo: isso é trade.

Por que utilizar o buy and hold nos investimentos?

Acredito que o buy and hold é a estratégia que serve melhor ao investidor comum, como é o meu caso e talvez seja o seu. Eu trabalho em horário comercial em um emprego convencional e tenho negócios digitais também. Faço exercícios físicos, tenhos hobbies. Se os investimentos me exigissem acompanhamento diário, sobraria menos tempo para as outras coisas e eu não conseguiria desenvolver meu trabalho da melhor maneira.

O buy and hold, por outro lado, funciona como uma estratégia mais saudável.

Eu analiso a empresa e, uma vez convencido de que é um bom investimento, começo a investir, comprando ações daquela empresa de tempos em tempos. Ter uma carteira bem diversificada, com várias ações, ajuda a diminuir o impacto futuro dos meus erros. Analiso as empresas nos balanços, pra ver se está tudo certo, e continuo investindo ao longo do tempo. No processo, os dividendos vão aumentando, a renda passiva vai crescendo. Enquanto isso, eu continuo me dedicando ao meu trabalho, às pessoas que eu amo, aos exercícios, aos meus hobbies.

Investir deve ser algo simples.

Respeito os colegas traders, mas acredito que a filosofia de longo prazo se encaixa melhor na vida de investidores comuns. E fazendo o básico, o feijão com arroz, é possível conseguir grandes resultados no longo prazo, de forma saudável e tranquila. Dessa forma, essa é a linha que adotamos aqui no site e que talvez também seja uma linha interessante de investimentos pra você estudar e aplicar.


Temos e-books que podem ajudar nos seus estudos sobre investimentos. Confira nos links abaixo:

E-book Tesouro Direto Para Leigos

E-book Reserva de Emergência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *