O que é um homebroker?

O que é um homebroker?

Se ações fazem ou farão parte do seu portifólio de investimentos, o homebroker será uma ferramenta com a qual você terá contato. Sabe o que é e como funciona? Vejamos.

Homebroker

Homebroker é a plataforma por meio da qual negociamos ativos na Bolsa de Valores. É por meio dele que compramos e vendemos ações e fundos de investimento imobiliários, por exemplo.

Sugestão de leitura: O que são Fundos de Investimento Imobiliário?

Se a corretora de valores é o intermediário necessário para acessarmos diversos tipos de investimento, o homebroker é uma tela dentro do site da corretora por meio do qual negociamos os nossos ativos.

Sugestão de leitura: O que é uma corretora?

Em um primeiro momento, a plataforma pode assustar o investidor iniciante, mas basta se familiarizar com ela para perder o medo e começar a comprar ações e FIIs. A tela do seu homebroker possivelmente será algo assim:

homebroker easynvest

Acima temos a tela do homebroker da corretora Easynvest. Basicamente temos uma coluna à esquerda, com algumas opções, e quatro quadrados na parte central da tela. Vamos dar uma olhada em cada um desses quadrados.

Grade de Cotações

A grade de cotações é onde você pode colocar uma lista com aqueles ativos que são do seu interesse. Ali você poderá verificar a cotação de cada ativo (preço pelo qual ele está sendo negociado) e suas variações diárias.

Boleta

A boleta é onde você gera suas ordens de compra e venda de ativos. Se você quiser comprar uma ação ordinária da Petrobrás no mercado fracionário, por exemplo, basta digitar PETR3F no campo “Ativo”, escolher a quantidade de ações.

Sugestão de leitura: Como comprar uma ação no mercado fracionário?

Na parte inferior do quadro, em “Preço”, você pode digitar quanto quer pagar por aquela ação. Se a cotação chegar ao preço desejado, sua ordem será executada. Ao lado do preço, existe um quadradinho com a expressão “A Mercado”. Se você marcar este quadrado, a ordem será executada pelo preço que estiver sendo negociado no momento. Assim, se estiverem vendendo Petrobrás a 25 reais, a sua compra será feita a 25 reais.

Carteira

Aqui vão aparecer todos os ativos que compõe a sua carteira. Se você tiver adquirido várias ações e FIIs, eles aparecerão listados neste quadrado, com a respectiva quantidade e valor atualizado de cada um.

Lista de ordens

A lista de ordens demonstra as ordens de compra ou venda feitas no dia.

“O homebroker da minha corretora é diferente…”

O homebroker da sua corretora poderá ser diferente do exemplo acima, mas a lógica é similar para todos.

Assim, seja qual for a sua corretora, no homebroker dela você terá a opção de comprar e vender ativos, bem como de consultar a cotação atualizada deles. Alguns possuem mais ou menos funções, mas a lógica básica é similar.

No começo é normal ficar assustado com o homebroker, uma vez que ele possui diversas telas e funções diferentes. Entretanto, as funções básicas acima demonstradas são suficientes para o investidor médio, que quer comprar seus ativos e montar uma carteira de investimentos.

No começo, foque em conhecer o homebroker da sua corretora, de modo a se familiarizar com ele. A seguir, algumas sugestões para dar mais segurança ao lidar com a ferramenta.

Não mande dinheiro para a corretora

No começo, não envie dinheiro para a corretora. Em vez disso, procure se familiarizar com a plataforma dela. Assim, acesse o site, explore o homebroker e fuce o aplicativo, para entender onde estão as funções que você precisará utilizar.

Crie a sua lista de ativos

Provavelmente você tem algumas ações ou FIIs em mente para os seus investimentos. Monte uma Grade de Cotações com os seus ativos de interesse. Aprenda remover e adicionar ativos na lista, para ter uma grade personalizada. Desse modo, você terá à mão os ativos que farão parte da sua carteira de investimentos.

Entenda como funciona a boleta

A boleta é onde você executará suas ordens de compra ou venda. Digite o nome de ativo para ver a cotação dele. Utilize “F” ao final, caso o seu interesse seja o mercado fracionário.

Faça simulações com diversos ativos para se familiarizar com essa parte do homebroker.

Mande dinheiro para a corretora e comece com pouco

Mande dinheiro para a corretora e comece com pouco. Assim, você começa a aprender na prática, mas sem um custo alto em caso de erro.

Comprar ações no mercado fracionário é bem barato e um bom treino. Uma ou duas compras depois você já estará seguro e familiarizado com o homebroker da corretora.

Algumas corretoras possuem um sistema bem mais simples de negociação, de modo que o homebroker nos moldes acima é o que você pode encontrar de mais complicado, ok?

Se você utilizar o aplicativo para celular, provavelmente vai se deparar com uma interface ainda mais simplificada. As funções básicas, entretanto, estarão todas lá: compra, venda, consulta de cotação.

E você, já utiliza o homebroker? Tem uma boa experiência com o homebroker da sua corretora? Comenta aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *